Destaque

Espetáculo Carmen do Ópera Estúdio terá participação de seis cantores de Pelotas

Obra também tem direção musical e regência do maestro Sérgio Sisto, que rege o coro e a orquestra da Sociedade Pelotense Música pela Música

Foto: Luiza Piffero - Especial - DP - Produção marca o fim das atividades deste ano do Ópera Estúdio

A famosa ópera Carmen, de Georges Bizet, será atração no Theatro São Pedro, fundação da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), no sábado (25) e domingo (26), às 20h e às 18h, respectivamente. A montagem, que marca o encerramento das atividades do ano do Ópera Estúdio - Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos, em Porto Alegre, tem uma peculiaridade: presença de seis cantores que moram em Pelotas, além de ter a direção musical e regência do maestro Sérgio Sisto, da Sociedade Pelotense Música pela Música, entidade que montou este mesmo espetáculo no ano de 2000. Os ingressos estão disponíveis para compra no site do Theatro São Pedro, com preços entre R$ 20,00 e R$ 60,00.

A ópera, estrelada pelos participantes do projeto, divididos em dois elencos, um para cada récita. O diretor pedagógico do Ópera Estúdio, professor e cantor Flávio Leite, destaca que a ópera oferece papéis adequados para cantores em diferentes níveis de aprendizado. Os personagens principais serão interpretados pelas mezzo-sopranos Carol Braga e Camila Umpiérrez, que já atuaram como cantoras líricas em produções profissionais no estado, e pelos tenores Auildo Munhoz e Maicon Cassânego.

Munhoz é um dos seis cantores desta produção que moram em Pelotas. Além do tenor, estão: as sopranos Izabella Domingos, Maria Clara Vieira, Rita Mauch, os barítonos Roger Nunes e Cristiano Mariotti e o tenor João Ferreira Filho. Auildo Munhoz viverá na récita de sábado o cabo Don José, personagem que ele interpretou na montagem da SPMM, há 23 anos.

Roger Nunes, que na época do espetáculo pelotense era coralista, encarnará o famoso toureiro Escamillo que disputa com Don José o amor de Carmen. A montagem ainda terá como solista Izabella Domingos, como Frasquita, assim como um trio de cantores com extensa bagagem artística no coral: Maria Clara Vieira, formanda em Canto pela Universidade Federal de Pelotas, Rita Mauch, acadêmica do mesmo curso, e João Ferreira Filho.

Contribuições

Para Flávio Leite a maciça participação pelotense no projeto se deve a existência da Música pela Música, com destaque para figura do maestro Sisto, que contribui fortemente com a formação desses cantores em Pelotas. “Sérgio Sisto é um grande nome na ópera no nosso País”, comenta o diretor.

Leite também salienta as contribuições do Bacharelado em Canto Lírico da UFPel e do Festival Internacional Sesc de Música que, segundo ele, forma e movimenta o canto lírico na cidade há anos. “Pela existência dessas entidades, o canto lírico é vivo em Pelotas.”

“Sérgio é um dos maiores conhecedores e preparadores de óperas da região sul do País. Com vasta experiência pelos maiores teatros do Brasil e exímio professor e preparador de cantores. Temos cinco cantores de Pelotas no elenco, todos alunos de canto do Sérgio Sisto”, comenta a atual presidente da SPMM, Ana Elisa Kratz.

Em sua trajetória Auildo Munhoz, por exemplo, sempre foi solista convidado da SPMM, já Nunes entrou como coralista em 1996 e Rita Mauch, ingressou no passado. Por sua vez, o atual diretor artístico da entidade, juntamente com Sisto, João Ferreira Filho, foi presidente da Música pela Música por duas gestões até este ano.

Bacharel em Música - habilitação em Canto pela UFPel, o tenor, ingressou na SPMM em 1999 e lá teve toda a sua base musical. Para Ferreira Filho a contribuição da entidade privada e sem fins lucrativos vai além da formação de cantores, passando pela de músicos, com a prática de orquestra, e de público. “Sou fruto da atividade do Música pela Música. Lá o Sérgio começou a me orientar também. Grandes professores de canto saíram de lá. É de uma grandiosidade esses 30 anos de trabalho, que eu não tenho como mensurar. E eu tenho a grata satisfação de fazer parte desse time”, diz.

Para Ana Elisa ver esses frutos emociona e orgulha. “Consideramos esse destaque no cenário operístico como recompensa de tantos anos de árduo trabalho para a manutenção e crescimento da família Música pela Música”, diz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Manoel Padeiro é reconhecido como o primeiro herói negro do RS Anterior

Manoel Padeiro é reconhecido como o primeiro herói negro do RS

João Carlos Artigos apresenta o espetáculo Cabeça de Nego em Pelotas Próximo

João Carlos Artigos apresenta o espetáculo Cabeça de Nego em Pelotas

Deixe seu comentário